¶¹ÄÌÊÓƵAPP

COMUNICADO ? IMPRENSA

Pol¨ªticas inteligentes produzem benef¨ªcios econ?micos, clim¨¢ticos e para a sa¨²de

23 de junho de 2014

Desenvolvimento Clim¨¢tico Inteligente: Aumentando os benef¨ªcios das a??es que ajudam a construir a prosperidade, exterminar a pobreza e combater a mudan?a clim¨¢tica

WASHINGTON D.C., 23 de junho de 2014 ¨C Pol¨ªticas governamentais que melhoram a efici¨ºncia energ¨¦tica e o transporte p¨²blico podem aumentar a produ??o econ?mica e global em mais de US$ 1,8 trilh?o por ano e tamb¨¦m salvar vidas, reduzir a perda de cultivos e enfrentar a mudan?a clim¨¢tica, de acordo com uma nova an¨¢lise divulgada hoje pelo Banco Mundial e pela ClimateWorks Foundation.

O relat¨®rio ¡°Aumentando os Benef¨ªcios¡±, divulgado antes da C¨²pula do Clima do Secret¨¢rio-Geral da ONU a realizar-se em setembro, mostra os ganhos potenciais econ?micos, para a sa¨²de e outros ganhos decorrentes da amplia??o de pol¨ªticas clim¨¢ticas inteligentes, bem como projetos j¨¢ em andamento em pa¨ªses em desenvolvimento como o Brasil, ?ndia e ²Ñ¨¦³æ¾±³¦´Ç. O relat¨®rio ressalta a necessidade de tomar a??o urgente em mat¨¦ria de mudan?a clim¨¢tica.

¡°As conclus?es do relat¨®rio mostram claramente que as escolhas de pol¨ªticas corretas podem produzir benef¨ªcios significativos para a vida, emprego, cultivos, energia e PIB ¨C bem como redu??es de emiss?es para combater a mudan?a clim¨¢tica, afirmou Jim Yong Kim, Presidente do Grupo Banco Mundial.  ¡°A C¨²pula do Clima oferece uma oportunidade cr¨ªtica para os l¨ªderes mundiais ficarem do lado correto da hist¨®ria, promoverem a??o ambiciosa que n?o somente reduza a polui??o do carbono, mas tamb¨¦m gere empregos e oportunidade econ?mica.¡±

O relat¨®rio enfoca cinco pa¨ªses ¨C Brasil, China, ?ndia, ²Ñ¨¦³æ¾±³¦´Ç e Estados Unidos ¨C mais a Uni?o Europeia.  Utiliza uma estrutura de modelo para examinar os benef¨ªcios significativos que as pol¨ªticas ambiciosas de redu??o clim¨¢tica podem gerar nos setores de transportes, ind¨²stria e constru??o, bem como em mat¨¦ria de dejetos e combust¨ªveis destinados ¨¤ culin¨¢ria.

Segundo o relat¨®rio, as pol¨ªticas governamentais que incentivam a passagem para transportes limpos e maior efici¨ºncia energ¨¦tica em f¨¢bricas, edif¨ªcios e eletrodom¨¦sticos podem aumentar o PIB em cerca de US$ 1,8 trilh?o a US$ 2,6 trilh?es at¨¦ 2030.

Ao mesmo tempo, as pol¨ªticas podem evitar aproximadamente 94.000 mortes prematuras decorrentes de doen?as relacionadas com a polui??o em 2030, bem como prevenir a produ??o de emiss?es de gases de efeito estufa em praticamente o equivalente a tirar das ruas dois bilh?es de carros.  Se plenamente implementado, o conjunto de a??es de pol¨ªticas normativas, tribut¨¢rias e de outra natureza, descrito no relat¨®rio poderia responder por 30% do total de emiss?es necess¨¢rio em 2030 para limitar o aquecimento global a 2? cent¨ªgrados.

&²Ô²ú²õ±è;¡°Estamos cientes de que os pr¨®ximos anos ser?o cr¨ªticos para estabelecer a pol¨ªtica e solu??es de mercado necess¨¢rias para evitar uma mudan?a clim¨¢tica perigosa,¡± afirmou Charlotte Pera, Presidente e Diretora Executiva da ClimateWorks Foundation. ¡°Este relat¨®rio mostra que iniciativas de mitiga??o clim¨¢tica bem formuladas podem resultar em importantes benef¨ªcios econ?micos e sociais, bem como proporcionar uma estrutura para avaliar esses benef¨ªcios.¡±

O relat¨®rio ¡°Aumentando os benef¨ªcios¡± tamb¨¦m simula uma amplia??o de tr¨ºs projetos existentes (e um cen¨¢rio na China) para determinar seu impacto potencial em 20 anos no tr?nsito r¨¢pido de ?nibus na ?ndia, gest?o de dejetos s¨®lidos no Brasil, gest?o de res¨ªduos agr¨ªcolas no ²Ñ¨¦³æ¾±³¦´Ç e fog?es limpos na China. Conclui que os benef¨ªcios agregados devem incluir mais de um milh?o de vidas salvas, cerca de 1 milh?o a 1,5 milh?o de toneladas de perdas de cultivos e cerca de 200.000 empregos criados. Esses projetos podem reduzir emiss?es equivalentes de CO2 de 355 milh?es a 520 milh?es de toneladas m¨¦tricas, praticamente equivalente a fechar de 100 a 150 usinas de energia el¨¦trica alimentadas a carv?o.

No n¨ªvel nacional:

• Se a ?ndia construir 1.000 quil?metros de novas linhas de tr?nsito r¨¢pido de ?nibus poder¨¢ salvar 27.000 vidas em virtude da redu??o de acidentes e polui??o do ar e criar 128.000 empregos.
  • Se o Brasil enviar todos os dejetos s¨®lidos a aterros sanit¨¢rios, onde a coleta de g¨¢s metano e biog¨¢s produziu eletricidade, poder¨¢ criar 44.000 novos empregos e aumentar o PIB nacional em mais de US$ 13,3 bilh?es.
  • Se o ²Ñ¨¦³æ¾±³¦´Ç equipar 90% de suas cria??es de su¨ªnos e latic¨ªnios com sistemas de biog¨¢s e energia solar poder¨¢ reduzir o uso de energia agr¨ªcola em 11%, criar 1.400 empregos e aumentar o PIB nacional em US$ 1,1 bilh?o.
  • Se a China distribuir 70 milh?es de fog?es limpos, poder¨¢ evitar cerca de mais de um milh?o de mortes prematuras, colher quase US$ 11 bilh?es em benef¨ªcios econ?micos e criar 22.000 empregos.

O relat¨®rio descreve um caminho promissor para os pa¨ªses empenhados em avan?ar as prioridades de desenvolvimento local, buscando ao mesmo tempo um crescimento resistente ao clima e de baixo carbono ¨¤ luz dos desafios da mudan?a clim¨¢tica.

¡°Os governos deveriam examinar atentamente as evid¨ºncias expostas neste relat¨®rio¡±, afirmou Rachel Kyte, Vice-Presidente do Grupo Banco Mundial e Emiss¨¢ria Especial para Mudan?a Clim¨¢tica.  ¡°Refor?a o caso econ?mico da a??o sobre a ina??o em mat¨¦ria de mudan?a clim¨¢tica. O relat¨®rio mostra que a a??o clim¨¢tica n?o requer sacrif¨ªcio econ?mico ou, em outras palavras, a boa cust¨®dia econ?mica pode produzir enormes recompensas clim¨¢ticas.¡±

Sobre a ONU: C¨²pula do Clima:

Como parte do esfor?o global para mobilizar a??o e ambi??o em mat¨¦ria de mudan?a clim¨¢tica, o Secret¨¢rio-Geral da ONU Ban-Ki-moon convidou Chefes de Estado e de Governo, juntamente com l¨ªderes de empresa, de institui??es financeiras, sociedade civil e l¨ªderes locais a uma C¨²pula do Clima a realizar-se em 23 de setembro de 2014 em Nova Iorque. A C¨²pula do Clima visa a catalisar a??o por parte dos governos, empresas, institui??es financeiras, ind¨²stria e sociedade civil nas ¨¢reas de novos compromissos e contribui??es substanciais, escal¨¢veis e replic¨¢veis que ajudem o mundo a adotar uma economia de baixo carbono. Ocorre um ano antes de os pa¨ªses celebrarem um acordo clim¨¢tico global em 2015 no ?mbito da Conven??o-Quadro sobre Mudan?a Clim¨¢tica.

Contatos com a m¨ªdia:
Em Washington