¶¹ÄÌÊÓƵAPP

COMUNICADO ? IMPRENSA

¡°Novo padr?o clim¨¢tico¡± cria s¨¦rios riscos para o desenvolvimento, aponta relat¨®rio do Banco Mundial

23 de novembro de 2014

Mudan?as dr¨¢sticas e fen?menos extremos na ¨¢rea do clima j¨¢ est?o afetando milh?es de vidas, mas h¨¢ solu??es

WASHINGTON, 23 de novembro de 2014 ¨C ? medida que o planeta se aquece ainda mais, ondas de calor e outros fen?menos clim¨¢ticos extremos que hoje costumam ocorrer uma vez em centenas de anos, se tanto, passariam a ser o ¡°novo padr?o clim¨¢tico¡±, criando um mundo com cada vez mais riscos e instabilidade. As consequ¨ºncias para o desenvolvimento seriam graves, ¨¤ medida que a produtividade agr¨ªcola diminui, os recursos h¨ªdricos se alteram, o n¨ªvel do mar se eleva e os meios de subsist¨ºncia de milh?es de pessoas s?o postos em risco, aponta um novo relat¨®rio cient¨ªfico publicado hoje pelo Grupo Banco Mundial.

Os impactos da mudan?a clim¨¢tica, como as ocorr¨ºncias de extremos de calor, talvez tenham se tornado inevit¨¢veis porque o sistema atmosf¨¦rico da Terra est¨¢ preso em um aquecimento pr¨®ximo a 1,5¡ãC acima dos n¨ªveis pr¨¦-industriais at¨¦ meados deste s¨¦culo, afirma o relat¨®rio. Mesmo que, hoje, sejam empreendidas a??es ambiciosas para mitigar o problema, esse quadro n?o se alterar¨¢, completa.

¡°Este relat¨®rio confirma o que os cientistas vinham dizendo ¡ª as emiss?es do passado estabeleceram uma trajet¨®ria inevit¨¢vel rumo ao aquecimento nas pr¨®ximas duas d¨¦cadas, o que afetar¨¢ mais seriamente os mais pobres e os mais vulner¨¢veis do mundo¡±, afirmou Jim Yong Kim, Presidente do Grupo Banco Mundial. ¡°J¨¢ estamos testemunhando temperaturas nunca antes vistas ocorrendo com cada vez mais frequ¨ºncia, chuvas caindo com mais intensidade em alguns locais e regi?es sujeitas ¨¤ seca, como a do Mediterr?neo, ficando mais ¨¢ridas.¡±

¡°Essas mudan?as tornam mais dif¨ªcil reduzir a pobreza e p?em em risco os meios de subsist¨ºncia de milh?es de pessoas¡±, disse Jim Yong Kim. ¡°Elas tamb¨¦m acarretam graves consequ¨ºncias para os or?amentos destinados ao desenvolvimento e para institui??es como o Grupo Banco Mundial, cujos investimentos, assist¨ºncia e assessoria agora tamb¨¦m precisam aumentar a resili¨ºncia e ajudar as popula??es afetadas a se adaptarem.¡±

Mudan?as dr¨¢sticas e fen?menos extremos na ¨¢rea do clima j¨¢ est?o afetando pessoas em todo o mundo, causando danos a lavouras e regi?es costeiras e amea?ando a seguran?a h¨ªdrica, segundo o relat¨®rio Diminuir o calor: Confrontado o novo padr?o clim¨¢tico. Muitos dos piores impactos clim¨¢ticos projetados ainda podem ser evitados se mantivermos o aquecimento abaixo de 2¡ãC, aponta o relat¨®rio.

¡°A boa not¨ªcia ¨¦ que podemos tomar medidas para reduzir o ritmo da mudan?a clim¨¢tica e promover o crescimento econ?mico, medidas essas que acabar?o por interromper essa perigosa trajet¨®ria que estamos seguindo¡±, ressaltou Jim Yong Kim. ¡°As lideran?as e as autoridades mundiais devem abra?ar solu??es de custo acess¨ªvel, como a precifica??o do carbono e pol¨ªticas que transfiram os investimentos para o transporte p¨²blico n?o poluente, energias mais limpas e f¨¢bricas, pr¨¦dios e aparelhos mais eficientes do ponto de vista energ¨¦tico.¡±

O relat¨®rio Diminuir o Calor: Confrontando o novo padr?o clim¨¢tico faz uma an¨¢lise dos prov¨¢veis impactos do aquecimento no n¨ªvel atual (0,8¡ãC) e nos n¨ªveis de 2¡ãC e de 4¡ãC acima dos n¨ªveis pr¨¦?industriais sobre a produ??o agr¨ªcola, os recursos h¨ªdricos, os servi?os ecossist¨ºmicos e a vulnerabilidade costeira na Am¨¦rica Latina e Caribe, Oriente M¨¦dio e ?frica Setentrional e em partes da Europa e ?sia Central. Ele tira proveito de um relat¨®rio de 2012 publicado pelo Banco em que conclu¨ªmos que o mundo sofreria um aquecimento de 4 graus Celsius[1] em rela??o aos n¨ªveis pr¨¦-industriais at¨¦ o fim deste s¨¦culo caso n?o un¨ªssemos nossos esfor?os e ag¨ªssemos de imediato.

O presente relat¨®rio, elaborado para o Grupo Banco Mundial pelo Potsdam Institute for Climate Impact Research and Climate Analytics, revela como a eleva??o das temperaturas globais est¨¢ afetando cada vez mais a sa¨²de e os meios de subsist¨ºncia das popula??es mais vulner¨¢veis, ampliando de maneira crucial os problemas que cada regi?o vem enfrentando atualmente.

Uma amea?a comum nas tr¨ºs regi?es s?o os riscos criados pelos extremos de calor. A modelagem clim¨¢tica de ponta mostra que extremos de calor ¡°altamente incomuns¡±, semelhantes ¨¤s ondas de calor sentidas nos Estados Unidos em 2012 e na R¨²ssia e ?sia Central em 2010, aumentam rapidamente numa trajet¨®ria de emiss?es a 4¡ãC. Revela tamb¨¦m que os riscos de redu??o da produtividade na lavoura e de perdas de produ??o nas regi?es estudadas aumentam significativamente com um aquecimento acima de 1,5¡ãC a 2¡ãC. Observa que as quedas na produtividade agr¨ªcola tamb¨¦m ter?o impactos fora das regi?es produtoras centrais, com graves repercuss?es para a seguran?a alimentar, e que poder?o afetar negativamente o crescimento econ?mico e o desenvolvimento, a estabilidade social e o bem-estar.

Entre as principais constata??es nas regi?es, destacam-se:

• Am¨¦rica Latina e Caribe: Os extremos de calor e as mudan?as dos padr?es de precipita??o ter?o efeitos adversos sobre a produtividade agr¨ªcola, os regimes hidrol¨®gicos e a biodiversidade. No Brasil, na aus¨ºncia de continuidade da adapta??o, a produtividade agr¨ªcola pode diminuir at¨¦ 70% no caso da soja e at¨¦ 50% no caso do trigo diante de um aumento de 2¡ãC na temperatura at¨¦ 2050. A acidifica??o dos oceanos, o aumento do n¨ªvel do mar, os ciclones tropicais e as mudan?as de temperatura impactar?o os meios de subsist¨ºncia costeiros, o turismo, a sa¨²de e a seguran?a alimentar e h¨ªdrica, sobretudo no Caribe. O derretimento das geleiras seria uma amea?a para as cidades dos Andes.
  • Oriente M¨¦dio e ?frica Setentrional: Um grande aumento das ondas de calor, agravado pela eleva??o das temperaturas m¨¦dias, exercer¨¢ intensa press?o sobre os j¨¢ escassos recursos h¨ªdricos, com consequ¨ºncias importantes para o consumo humano e a seguran?a alimentar regional. Na Jord?nia, Egito e L¨ªbia, a produtividade agr¨ªcola pode diminuir at¨¦ 30% diante de um aumento de1,5¡ãC a 2¡ãC na temperatura at¨¦ 2050. A migra??o e a press?o relacionada ao clima sobre os recursos tamb¨¦m podem aumentar o risco de conflito.
  • B¨¢lc?s Ocidentais e ?sia Central: A queda na disponibilidade h¨ªdrica em alguns locais passa a constituir uma amea?a com a escalada das temperaturas para 4¡ãC. O derretimento das geleiras na ?sia Central e mudan?as na din?mica temporal das vaz?es resultar?o na redu??o dos recursos h¨ªdricos nos meses de ver?o e na eleva??o dos riscos de chuvas torrenciais e inunda??es. Nos B¨¢lc?s, um risco ainda maior de secas impactar¨¢ a produtividade agr¨ªcola, a sa¨²de urbana e a gera??o de energia. Na Maced?nia, h¨¢ proje??es de perdas de produtividade de at¨¦ 50% nas culturas do milho, trigo, verduras e uvas na hip¨®tese de 2¡ãC de aquecimento at¨¦ 2050.

O relat¨®rio tamb¨¦m alerta que, se o aquecimento persistir sem controle, isso pode ser o estopim de mudan?as irrevers¨ªveis e em grande escala. No norte da R¨²ssia, o desaparecimento das florestas e o degelo do permafrost amea?am amplificar o aquecimento global ¨¤ medida que o carbono e o metano guardados forem liberados na atmosfera, gerando um ciclo que vai se alimentando e se refor?ando. As emiss?es de metano poderiam aumentar em at¨¦ 20% a 30% em toda a R¨²ssia no caso de um aquecimento de 2¡ãC at¨¦ 2050.

¡°O relat¨®rio deixa bem claro que n?o podemos continuar na trajet¨®ria atual de emiss?es crescentes e sem controle. Os l¨ªderes precisam assumir a sua posi??o e tomar as decis?es necess¨¢rias sobre como administrarmos as nossas economias rumo ao crescimento limpo e ao desenvolvimento resiliente¡±, declarou Rachel Kyte, Vice-Presidente e Enviada Especial para a Mudan?a Clim¨¢tica, Grupo Banco Mundial. ¡°S?o necess¨¢rias mudan?as profundas nos campos tecnol¨®gico, econ?mico, institucional e comportamental para reverter as tend¨ºncias atuais. O desenvolvimento econ?mico e a prote??o clim¨¢tica podem ser complementares. Precisamos de vontade pol¨ªtica para fazer isso acontecer.¡±

[1] 4 graus Celsius = 7,2 graus Fahrenheit.

Contatos com a m¨ªdia:
Em Washington